Bipolar versus Bordeline

   Existe grande confusão entre o transtorno de personalidade bipolar e o transtorno de personalidade borderline. O t. personalidade bipolar tem bem marcados os episódios depressivos e os episódios maniacos ou eufóricos embora a intensidade possa variar. A personalidade Borderline possui uma instabilidade característica originária de uma sensibilidade muito aguçada às relações externas. 

   Uma palavra inadequada, um olhar diferente ou um comportamento não esperado pode ser motivo de uma grande mobilização no individuo que pode oscilar entre o eufórico e o depressivo em segundos.
Outra característica importante diz respeito ao episodio depressivo. No trastorno de personalidade bipolar a depressão ele pode ter origem em um desequilíbrio de neurotransmissores ou em um fator ambiental, algo externo que mobilize o individuo a uma posição de culpa. Já no transtorno de personalidade borderline a depressão é associada a uma intensa sensação de vazio.


   Tudo isso parece ser muito interessante, e parece caber a um proposito clínico e de folhetim.
Mas nos faz esquecer que cada individuo é único. Tem sua história e dinâmica singular, sua forma de reagir e de fazer escolhas. Que o normal e o patológico depende de seu enquadramento no contexto sócio/ambiental e ao formato de produção exigido.


   O rotulo pode ajudar a acessar algum benefício, ou mesmo a um impaciente médico receitar um medicamento. Mas entender a dinâmica de cada pessoa além de rico e fascinante nos empodera da gênese do sofrimento e nos dá muito mais assertividade no ato de cuidar.


   Saber que uma pessoa é borderline não é mais importante do que descobrir um mundo intenso, antes não visto e nem sentido, e somar a esse mundo uma experiencia de quem está de fora, não para ser referencia de normalidade, mas para ser soma de duas pessoas que andam juntas.


Leonardo Duart Bastos 23/09/2013

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MULTI, INTER E TRANSPROFISSIONAL

Frases do Livro: Na Natureza Selvagem

A Historia da Chapeuzinho Vermelho na versão do Lobo “Mau”