Qual a diferença entre o psicólogo, o psiquiatra, o psicoterapeuta, o analista e o terapeuta?

Qual a diferença entre o psicólogo, o psiquiatra, o psicoterapeuta, o analista e o terapeuta?

- O psicólogo é aquele que fez um curso de nível superior em Psicologia; pode atuar em escolas, organizações, consultórios particulares, clínicas e hospitais.


- O psiquiatra é um médico cuja especialização foi feita em Psiquiatria. Geralmente, atua em clínicas e hospitais psiquiátricos e sua clientela mais freqüente é formada pelos portadores de transtornos psíquicos. Está habilitado a prescrever medicamentos.


- O psicoterapeuta é qualquer profissional de nível superior que faz uma formação, geralmente não acadêmica, com duração de três a quatro anos, em uma corrente de psicoterapia. Podemos citar a psicoterapia transpessoal, junguiana, gestáltica, em bioenergética, dentre outras. Durante a formação em psicologia, o profissional é habilitado a atuar como psicoterapeuta tendo uma visão razoável de todas as correntes embora posso se aprofundar em alguma especificamente.


- O analista ou psicanalista é aquele que possui nível superior em qualquer graduação e faz uma formação em Psicanálise, além de submeter-se a uma análise pessoal com um psicanalista já atuante.



- O terapeuta é um profissional de nível médio ou superior, que faz uma ou mais formações nas chamadas terapias alternativas. São estas: o reiki, a cromoterapia, a regressão, a naturopatia, a acumpuntura, a massoterapia, os florais, a iridologia, dentre outras.

Comentários

  1. Oi Leonardo!
    Procurando sobre a diferença entre terapeuta e analista, dei com o seu site. Estávamos num fórum em YuBliss, uma rede social para a qual quero convidá-lo.
    Opa, antes que seu preconceito feche a porta, quero dizer que YuBliss se propõe diferenciado, um espaço de reflexão e auto observação através de histórias que os usuários contam e de fóruns que promovemos.
    Já levamos fóruns sobre mitologia pessoal, espiritismo, tantra, ayurveda, entre outros. Dê uma espiada no que estamos fazendo, pode ser que vc goste. Num futuro não muito distante, estamos querendo destacar blogueiros de renome e também outros com trabalho de reconhecido valor. Por isso pensei que vc poderia se interessar.

    www.yubliss.com

    abraço,

    chico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MULTI, INTER E TRANSPROFISSIONAL

Frases do Livro: Na Natureza Selvagem

A Historia da Chapeuzinho Vermelho na versão do Lobo “Mau”